
Para que as empresas realizem inovações é necessário que elas, em primeiro lugar, tomem consciência da importância de inovar no cenário competitivo vigente. Nao há como se tornar uma empresa inovadora sem dar a devida importância ao tema.
Em seguida as empresas devem entender o que é inovação, qual a sua dinâmica. A partir daí elas podem definir uma estratégia em relação a inovação que deve estar alinhada com a estratégia geral da empresa e com a sua visão de futuro. Então é possível identificar outro conceito essencial para que as empresas se tornem inovadoras: a atenção para o futuro é uma premissa para a empresa inovar.
O próximo passo é desenvolver e internalizar ferramentas de gestão do processo de inovação. Essas ferramentas devem ser customizadas para cada realidade. Para isso, devem ser levados em consideração o tamanho da empresa, o setor de atuação, a cultura e a estrutura organizacional, o sistema de agentes no qual ela está inserida, a visão de futuro e suas ambições.
Para ajudar as empresas a desenvolverem modelos de Gestão da Inovação tecnológica que mais se adequam à sua realidade, o Instituto Inovação possui uma série de serviços que vão desde seminários de sensibilização da importância do tema até análises e estudos complexos que ajudam às organizações a estruturarem todas as suas ações de inovação.
O tema em torno da inovação é complexo, permite interpretações e também adaptações. Inovar envolve uma série de competências tecnológicas, mercadológicas e gerenciais. Entender o conceito de inovação e praticá-lo demanda tempo, dedicação e investimentos. Entretanto, o que se pode perceber é que as empresas que se tornam verdadeiramente inovadoras não arrependem de ter tomado esse caminho.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

0 Response to "Como INOVAR"
Postar um comentário